Quando se trabalha com comunicação há muitos termos técnicos que formam o universo deste mercado. Um deles é Campanha 360 graus ou mesmo Campanha 360, mas o que será que isso significa?
Campanha 360 nada mais é do que a utilização de várias mídias e canais para comunicar sem perder ou alterar a essência da mensagem.
Porquê utilizar campanhas 360º?
Sabe aquele ditado: "a união faz a força"? Utilizar campanha 360º é bem por aí. Isso porque se os investimentos de marketing forem canalizados em uma única forma de comunicação, certamente perderá alcance e força na proposta de atingir potenciais clientes.
Cada meio, canal, formato, mídia tende a provocar estímulos diferentes em cada um. Quanto mais você utilizar, maior a probabilidade de conseguir que o receptor da mensagem possa se tornar um potencial cliente.
A grande sacada das campanhas 360 é ter a capacidade de utilizar todas as opções de mídias e canais de forma integrada e sem perder o foco do potencial de cada uma e do principal: o objetivo da comunicação. Por isso vale lembrar que a comunicação integrada é quem articula diversos pontos de contato para gerar uma experiência positiva para o público-alvo.
Para realizar uma campanha 360 graus:
- É estudado o público-alvo;
- É mapeado os pontos de contato do cliente com a empresa;
- É definido um mote da campanha;
- Encontra-se uma linguagem ideal;
- Cria-se uma identidade visual;
- Planeja-se um plano de mídia;
- E define-se um método de mensuração dos resultados.
Após alinhar todos estes pontos é que podemos começar a realizar a escolha das mídias e canais para criar uma campanha 360, porém, de nada adianta apenas realizar esta técnica uma única vez.