Burger King muda marca de forma correta

Após 20 anos usando a mesma logo, o Burger King muda a marca e provavelmente você nem vai perceber de cara a diferença, sabe porquê? Por que a marca fez isso corretamente.


A nova logo do Burger King sustenta uma identidade visual e uma personalidade que a marca trabalha há um bom tempo e talvez você nem tenha percebido isso, porque é algo que é trabalhado para você consumir inconscientemente.

Tudo está em equilíbrio na ideia e construção da nova marca do Burger King, que vão das cores marrom, laranja, vermelho e verde em tons com menos brilho que lembram churrasco, catchupe, salada e outros itens de comidas que são vendidas pela empresa, como as fontes bold que dão uma engordada e recheada na forma como a gente deve passar a ver os produtos da marca: maiores e mais suculentos.

Além destas questões psico cromáticas e psico morfológicas, tem a questão do Burger King rebuscar suas origens, visto que a empresa já utilizou uma marca parecida nos anos 60 a 90. Isso se torna um ponto positivo pois mostra sua integridade e ganha mais respaldo na visão dos clientes. 

Apesar de apresentar uma marca bem parecida com a uma antiga logo, a nova traz curvas e dimensões que dão um "up" e deixam o Burger King com uma cara nova, além de manter a simplicidade, que atualmente é moda entre as marcas mais poderosas do mundo. Foi-se o tempo que se criava logos com efeito metalizado, sombras e brilhos. Atualmente as marcas tendem a trazer cores sólidas por uma questão de leitura e assimilação mais fácil.

O vídeo de apresentação da logo do Burger King deixa tudo isso de forma mais didática. Confira!



Simplesmente chegar e mudar a marca do dia pra noite também não é a coisa mais ideal a se fazer numa mudança de logo, isso por que pode assustar as pessoas e o estranhamento com o novo pode afastá-las. Pensando nisso, o marketing da Burger King veio inserindo aos poucos essa transição da marca antiga para a nova identidade visual. 

Há um bom tempo, as lojas do Burger King trouxeram a antiga logo redondinha com um nome bem grande Burger King, apresentando o novo estilo de fonte. Assim como as sacolas, embalagens, fardamentos dos funcionários começaram a utilizar as novas cores discretamente usando a marca antiga. Em nenhum momento a logo anterior deixou de aparecer. Ela só receber um aporte dos novos recursos de marketing da logo que chegou recentemente.


Em nenhum momento a marca antiga ficou desamparada enquanto os esforços de marketing da nova eram estabelecidos diante dos nossos olhos. E essa é a forma certa de se alterar uma marca.

Você possui uma marca e deseja alterá-la? Entre em contato comigo através do formulário de contato desta página ou através do e-mail marvinmedeiros@hotmail.com. Vamos falar sobre como posso ajudá-lo com meus serviços de comunicação e marketing.