O que é Briefing?

Muita gente não sabe e outras nem ouviram falar do termo "briefing", mas certamente se você contratou um serviço profissional de publicidade e propaganda, deve ter ouvido este termo em algum momento, mas você sabe o que é briefing?


Briefing é um documento feito pela agência ou publicitário com as informações do cliente a cerca do que ele solicitou para ser feito e coisas importantes em torno disto. É um projeto que traz informações claras e sucintas para realizar o serviço de publicidade. Ou seja, funciona como descrição do trabalho a ser realizado.

O briefing pode ser um documento escrito com todas informações, de maneira formal ou não, pode ser um breve desenho de como ficará a peça de publicidade, pode ser uma gravação de áudio ou vídeo, tudo dependerá de como o publicitário se propor a fazer e como você se sinta mais confortável, mas o importante mesmo é registrar todas as informações importantes para realização do trabalho de comunicação.

A palavra briefing vem do verbo em inglês "to brief" que significa "Informar" + a terminação "ing" que conjuga gerúndio no idioma inglês, ou seja, seria algo como "informando" mas a gente abrasileiraria para "informativo", só que adoramos palavras em inglês, então ficou "Briefing" mesmo.

Porque fazer briefing?

O briefing ajuda o publicitário a não fugir do que foi combinado e acordado com o cliente, assim como dá uma certeza ao cliente de que aquilo que será criado, elaborado, desenvolvido, não ficará muito distante do que foi solicitado.

Se você solicitar um trabalho de comunicação a um publicitário ou uma agência, certifique-se de que o briefing seja realizado sem que nenhuma informação importante fique de fora.

E aí, algum trabalho para a gente fazer? Vamos brifar?!