O que é brainstorm?

O Brainstorm é uma das ferramentas mais utilizadas nas agências de publicidades para iniciar um novo serviço de comunicação ou marketing, mas como é realizado esse tal de "brainstorm"?


De grosso modo, o brainstorm é uma reunião de profissionais de comunicação e marketing através de um bate-papo aberto e focado para levantar ideias criativas para resolução de um problema. 

O termo brainstorm vem de uma palavra em inglês que significa "tempestade cerebral", ou seja, seria um momento em que profissionais uniriam seus pensamentos e soluções criativas para chegar num consenso poderoso de como realizar determinado serviço de comunicação. 

 Adaptando o termo brainstorm para o nosso bom e velho popular português, ficaria algo como "tempestade de ideias".

A princípio, realizar um brainstorm pode parecer uma ação bem legal, porque se imagina um monte de gente num bate papo descontraído, falando e trazendo ideias divertidas sobre o que se pretende solucionar, mas essa ferramenta é bem mais séria do que se pensa. Existe uma responsabilidade imensa nessa "brincadeirinha". É necessário realizar alguns compromissos e um processo bem distinto ao participar de uma sessão como esta. Entre eles:

Apresentação

Informar o motivo geral e específicos do brainstorm, que sempre será o problema em si que precisa ser resolvido. Neste momento, é imprescindível que haja poucos julgamentos e mais criatividade.

Ideação

Este é o momento em que as possíveis soluções são expostas na mesa. Aqui, quantidade é essencial, porque é no meio delas, na junção ou adaptação de uma delas que se encontrará a melhor solução para o problema.

Análise

Após encontrar uma possível solução, é necessário ver a viabilidade e problemas que possam surgir em torno da possível solução. Aqui nada pode ser considerado como bobo ou fútil, cada item levantado tem sua importância no quesito resolução.

Prototipação

Ao chegar nessa etapa do brainstorm, já fora definido que ação será realizada, que coisas serão feitas para dar suporte e proteção à ideia escolhida e aqui a coisa tomará uma forma. É na prototipação que será idealizado um modelo, um exemplo, uma ilustração da ideia. Cada detalhe tem que ser importante, necessário e relevante.

Acompanhamento dos resultados

Por último e não menos importante, o acompanhamento dos resultados é algo indispensável no processo de brainstorm. Aqui é necessário definir como serão levantados os coletores de resultados e como serão analisados os dados para considerar sucesso a ação de comunicação escolhida.

Como pode perceber, o trabalho criativo de um publicitário ou agência de publicidade e propaganda não é uma "brincadeirinha" como muitos pensam. Cada detalhe é pensado com alta preocupação no sucesso da ação criativa e nos resultados positivos que essa trará ao cliente. Então, quando solicitar um serviço de publicidade ou propaganda a um profissional de comunicação, confie que seu serviço será realizado com máxima seriedade e foco.